Lilypie Fourth Birthday tickers
Lilypie 6th to 18th Ticker

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Que grande susto!!!

Ontem,fui á consulta com o pequeno.Cheguei á hora marcada e pouco esperei.Entretanto,comecei á procura do livrinho do príncipe,onde entre outras coisas tinha o registo das febres e das tomas de benuron,tal não tem sido o meu stress que deixei tudo em casa.A médica observou-o atentamente,aproveitou e fez a consulta de rotina dos 3 anos,vistos faltarem poucos dias.Segundo a médica o Afonso está com uma virose e uma pequena inflamação na garganta,mandou continuar a controlar a febre e receitou brufen de 12 em 12 horas.O meu menino portou-se muito bem na consulta,mas quando saiu começou a birrinha de sono.
Viemos para casa e o Afonso continuava sem comer(comeu um iogurte e duas dentadinhas de folhado de salchicha o dia todo) e sem febre.Ao jantar lá comeu uma canjinha e um bocadinho de bife com batatas fritas(como não quer comer nada,ele é que escolhe a ementa).Sentia-me cansada mas mais animada,mal sabia a noite que nos esperava.
O príncipe mor foi á formação e quando chegou brincou com o filho e adormeceu-o.Eu tratei das roupas(que nunca vejo o fim)e "estudei" estudo do meio com a princesa.
Por volta da meia noite,estava cá em baixo sozinha e reinava o silêncio.Começo a ouvir o Afonso aos gritos,rapidamente subi as escadas e encontrei-o todo transpirado e bastante agitado,a dizer:"quero brincai contigo,mãe".Honestamente pensei que tinha tido um pesadelo,mudei-o de roupa,deitei-me com ele(estava gelado)e quando adormeceu,fui para a minha cama.
Passado algum tempo(uma hora,julgo),volto a acordar com os gritos dele,desta vez mais fortes.A cama,cabelo e corpo estavam todos molhados,o corpo estava muito gelado.Voltei a mudar as roupas,voltei a adormece-lo e disse ao Paulo que ia ligar para a saúde 24.Assim fiz,depois de contar tudo ao pormenor(desde a febre á consulta),a enfermeira mandou-me tirar a temperatura.Quando entrei no quarto,já ele dormia profundamente.A enfermeira,repetia insistentemente,para saber a temperatura exacta.Depois da terceira tentativa,entre muita gritaria ,lá consegui o valor exacto-33.4
Fiquei a pensar que o termómetro estava avariado.A enfermeira disse:"tal como eu desconfiava,o Afonso está em HIPOTERMIA"!!!
Ficamos assustadissimos ,seguimos todas as indicações dadas pela enfermeira:vestir-lhe várias camadas de roupa,dar-lhe líquidos quentes(não aceitou nada),com o nosso corpo aquecermos o dele e estarmos atentos á temperatura.
Foi uma noite em claro,o Afonso cheio de birra ,completamente gelado,nós parecíamos duas baratas tontas.O Paulo,entretanto foi á farmácia comprar um termómetro,daqueles de tirar a febre na testa para não acordar.O máximo que subiu foi aos 35.5
Ás quarto e pouco,transpirava imenso e já tinha a roupa toda molhada.Mudei tudo novamente.O Afonso acordou bem disposto,mas gelado.Até ás 7 da manhã vimos todos(infelizmente,são poucos)canais de desenhos animados que a t.v. tem.Depois adormecemos.Por volta das 8,chegou a minha mãe,para levar a princesa á escola e já pouco mais dormi.Tirei vezes sem conta a febre ao meu carequinha.Nunca subiu os 35.5.Desesperada voltei a ligar para a saúde 24 e mandei sms á pediatra.O enfermeiro,disse que estava a fazer tudo bem,que a temperatura dele era muito baixa(é considerada hipotermia,valores a baixo dos 35),para manter o aquecimento e em caso de necessidade voltar a ligar.Foram momentos de grande amargura,valeu-me o apoio dos meus pais,irmã,amigos e claro do meu maridão que apesar de estar no trabalho(desvantagem de trabalhar em sociedade),ligaram vezes sem conta.Em conjunto contamos cada décima(oh,lá como se chama aquilo)que subia e descia,pois a temperatura teve algumas variações chegando aos 35.1

Mias tarde a médica ligou-me,mandou-me tirar-lo da cama e brincar com ele,correr ,saltar,jogar á bola.Como a minha mãe e irmã vieram cá,trouxeram o meu sobrinho e depois de muita brincadeira,lá subiu aos 36º.Liguei á médica e contei a evolução.A médica explicou que o Afonso fez um reacção ao brufen,causando-lhe uma baixa de temperatura.Essa reacção leva entre 15 a 18 horas a passar o efeito.Ainda bem que não dei a toma das 10.00.Mandou-me estar atenta á temperatura e nunca mais lhe dar o brufen.
Agora tem vestido :uns collans,2 calças de pijama,um body,uma camisola e um casaco de lã,a temperatura voltou a descer aos 35.5(pois acalmaram as brincadeiras).Já arranjei um balão para ver se a coisa aquece.

O meu pai lá vai estando,fazendo algum(muito pouco oxigénio),mas"não posso habituar o corpo a isto,senão o que vai ser de mim?".
Não sei,Paizinho!!

4 comentários:

Mãe da Rita disse...

Um abraço muito grande para ti, tens passado por momentos tão difíceis! Já não bastava tudo o resto agora uma reacção dessas ao Brufen... Nunca podemos estar livres de nada! Beijinhos, melhoras rápidas e algum descanso, MJ

Isabel disse...

Bolas, que susto!
Eu não sabia como actuar numa situação dessas (de febres tão baixas)... agora já sei...
Um beijinho e as melhoras do teu Afonso!

Sonia disse...

ai amiga isto é que foi um susto -bolas!
um abraço muito grande para ti venham coisas boas que tu bem precisas

Anabela, Lara e Miguel disse...

oh mkiga... que grande susto!!!