Lilypie Fourth Birthday tickers
Lilypie 6th to 18th Ticker

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Os nossos dias!!!

A semana está a passar rapidamente.

Segunda feira:Regressei ao trabalho.Foi duro,depois de quase um mês de ausência,não podia ter escolhido melhor dia,para ir trabalhar.No colégio,havia mais um problema com a canalização,andavam em obras,resultado era pó por tudo quanto era sitio.Apesar da boa vontade e ajuda das colegas,sai do trabalho de rastos.Cheia de dores no nariz e na boca(custava-me muito falar ,por coincidência,o principal instrumento de trabalho).Depois dum árduo dia de trabalho,ainda tive que ir para a escola/agrupamento com a Princesa,para os ensaios do corso.Meia "podre",lá cheguei a casa.A noite passou lentamente,voltei a ter uma insónia daquelas.

Terça feira:A mesma rotina,as mesmas pessoas,as mesmas conversas...as dores,essas aumentaram e muito.Fim da tarde,mais ensaios com a Princesa,desta vez,no grupo de hip hop.A mesma forma de chegar a casa...a mesma noite...a pensar...

Quarta feira:Apesar de ter dormido pouco,acordei com outra energia e sem dores.
O trabalho correu melhor,apesar que nos outros dias não correu mal.Como era dia de reunião de amas,fui buscar o Afonso mais cedo(uma vez por mês,as amas têm reunião e temos que ir buscar as crianças até ás 16.00) e fomos ao jardim.O Afonso fartou-se de brincar.Entretanto,estava lá uma menina que se aproximou do príncipe e começou a andar de escorrega também,tudo corria bem,até que o Afonso ,começou a ter umas atitudes estranhas,subia ao escorrega ,sentava-se e não deixava a menina passar,dizia:"Saí,menina!!!".
Tentei perceber o que se passava,mas confesso,não percebi nada.A menina (devia ter uns 4 anos)"fazia cara feia ao Afonso",ele "fazia a ela".Por mais que tentasse, o Afonso nem a queria por perto.


Entretanto apareceu uma menina que anda com o Afonso na ama .Eu disse-lhe e ele correu para junto dela(que estava a brincar na parte dos mais velhos)e fartou-se de brincar com a E.

Á saída do jardim comprei uma tartaruga bebé(tenho uma paixão por estes repteis),demos uma voltinha e fomos ter com a minha mãe.O Afonso veio para casa e lá fomos nós,a mais um ensaio para o corso.

Hoje fui visitar o meu afilhado Simão,que está com varicela.Apesar de ter imensas borbulhas,estava bem disposto.Jogamos á bola,fizemos uns puzzles e até recebi um beijinho,penso que já me perdoou.

Depois era para ir buscar a princesa,ou melhor,atravessar com ela a rua ,uma vez que o hip hop,fica em frente á escola.A minha mãe telefonou-me e disse que não valia a pena ir,pois a minha irmã ia buscar o Patrick e leva-a ao hip hop(por norma vamos assistir aos ensaios,mas a professora ,desta vez,quer fazer surpresa e não deixa os pais assistir).
Houve dias em que as professoras iam buscar as crianças á escola e levavam-as para o clube.
Quando a minha irmã chegou á escola,estava a professora de hip hop,encostada ao muro a conversar.A minha irmã perguntou se a Patrícia já estava na dança,a professora disse que estava á espera dela.A minha irmã perguntou á empregada que segura o portão,a resposta foi"ainda não saiu".A minha irmã entrou na escola,encontrou o meu sobrinho(que também não sabia da prima) e começou a perguntar a todas as empregadas pela Patrícia,NINGUÉM sabia.Gerou-se a confusão e o pânico!!!
A Patrícia não estava na escola nem no hip hop.Imagino a aflição e a angustia que sentiu.Havia imensos pais á porta e muito burburinho,toda a gente se apercebeu,que faltava uma aluna e ninguém sabia dela.Entretanto aparece a professora de hip hop,aflita,a informar a minha irmã,que afinal a Patrícia estava no hip hop.A tia,pediu autorização para falar com a sobrinha.A Patrícia estava muito nervosa e a chorar,abraçaram-se e acabaram por chorar as duas ,mais calmas,a princesa explicou tudo á minha irmã.
A Patrícia saiu da escola,junto com a maioria do grupo de hip hop,que entretanto com indicação da professora ,atravessaram a rua,entraram no clube recreativo e mudaram de roupa e ninguém a viu!!!É incrível.A professora dá indicações ao grupo e nem sabe quem lá vai e a empregada da porta,deixa sair e entrega um grupo de criança e não sabe quem são!!!!
Não ralhei com a minha filha,pois penso que não teve culpa,saiu com ordem da empregada e seguiu as indicações da professora.Penso que não lhe competia a ela dizer"atenção,que eu vou aqui".
Sem comentários!!!

Amanha é dia de desfile das escolas.Lá vai a princesa de espanhola.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

A sombra

A seguir ao jantar,costumo ir fumar um cigarro ao quintal.Ontem,como estava bom tempo,o Afonso acompanhou-me.As luzes estavam ligadas e o pequeno aproveitou para brincar no quintal.Qual não é o meu espanto,vejo-o a fugir da sua sombra.Chamei-o e expliquei-lhe que era a sua sombra,fomos todos para junto do muro,mostrar as nossas sombras.
O Afonso ficou encantado,eu não conseguia parar de rir,ao vê-lo correr,baixar-se ,levantar-se,fazer diversos gestos com os braços e ver se a sombra correspondia.

Hoje acordou cedo(antes das 8:00) e mal abri a porta do quintal,correu para junto do muro e começou o mesmo ritual,nós dissemos que só á noite é que a sombra vinha,ele ficou triste.Hoje,se a noite estiver agradável,lá vamos brincar ás sombras.

Bom dia de S.Valentim!!!!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Uma manhã atribulada

Nestes últimos dias a ama têm mandado recados muito idênticos(temos um caderninho,onde escrevemos tudo sobre o Afonso,pois nem sempre sou eu que o vou buscar e gosto de saber as coisas ao pormenor),tipo:"o pestinha anda terrível","o nosso carequinha portou-se muito mal"....ontem o recado era:"O pestinha,hoje,andou novamente terrível.Como estava bom tempo,abri as tendas e o túnel de brincar no quintal.Brincaram a manhã toda,mas claro que havia um pestinha que se mandava para cima das tendas e desmontava tudo,nem sei como ele não se magoou.Ele anda muito agitado,eufórico,não pára nem um pouco".

Depois de ler o recado,pensei,pobre ama.

Hoje ficou comigo.Acordou cedo e foi para a minha cama ver o panda.Entre livros,brincadeira e televisão,lá ficamos mais duma hora.De repente parecia outra criança,mexia em tudo,chamava-o e nem olhava,gritava imenso.Acabei por o castigar(sentei-o numa cadeira),não respeitou o castigo,saindo diversas vezes(coisa que nunca tinha feito antes).Birras mais birras...choros...mais choros...era perto do meio dia e confesso, já estava MUITO irritada com o seu comportamento ,perguntei-lhe:

-É assim que te portas na Carla??

-Tim,respondeu-me rapidamente

-E ela não te dá umas palmadas no rabo?

-Não!!!

-Queres papa?

-Tim

-Está bem,vamos papar.

Dirigi-me á cozinha,aqueci o resto do jantar e dei-lhe.Não comeu.Voltou a birra e o choro.O.k.,como o Afonso gosta muito de sopa,aqueci um pouco.Lá se sentou a comer.Toca o telefone,era a minha Directora.Começa a birra e o choro.Nem conseguia ouvir a srª.Desviei-me um pouco,tentando falar e ouvir,o Afonso pega na tigela da sopa e vai para junto do meu pai ,no quintal.Desligo o telefone.Vou ter com eles.Trago o Afonso para dentro.Volta a birra e o choro.Tento manter a calma.A birra e o choro insistem em não desaparecer,agora com um espectador e logo quem,decidem aumentar o volume e a intensidade.Elevo a paciência ao máximo...continua tudo na mesma.

PASSO-ME!!!!Duas palmadas no rabo,fazer a higiene e cama.O Afonso grita desesperado,o avô "tonho",tenta fazer das deles,mas não consegue.

Sozinhos no quarto,entre choro:

-Qué o abô tonho!!

-Não

-Qué o abô tonho!!!

Não respondo e ponho-o na cama.Deito-me a seu lado.

-Qué o Ruca!!

-O Ruca é só para quem se porta bem e come tudo.

-Qué úsica!!!

Não respondo mais.Ao fim de poucos minutos adormece.

Fico triste e aborrecida,fiquei em casa com ele,para aproveitarmos e ás 12:20,tenho o puto na cama a dormir profundamente ,sem almoço!!!

Vamos ver como acorda!!!!

Consulta de orl

A consulta estava marcada para as 17 :00,esperamos 30 minutos e a médica chamou-me.Segundo ela,o meu nariz está óptimo,precisa de muito soro ou água do mar,para se manter húmido(sinto-o muito seco),não posso andar lá com os dedos,pois está cheio de pontos(sou mesmo trole,pensava que eram crostas).Perguntou se me sentia bem para regressar ao trabalho,ou queria mais baixa,respondi prontamente que ia trabalhar.A médica riu-se.Chama-se crise,tive vontade de responder,mas não o fiz.
E pronto segunda ai vou eu,ás 6 da manhã.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Carnaval

Não sou muito fã desta festa,confesso que deve ser trauma de infância(andar a fugir aos ovos podres e aos balões de água).Só me mascarei duas vezes,uma de bruxa e outra de chinesa(ideias da minha amiga cátia),já desfilei no corso ,pelo meu trabalho, confesso que de todas as vezes me diverti imenso.

Todos os anos a Patrícia se mascara e vai no curso das escolas(desde o 1ºano),vejo que se diverte imenso e adora esta época.Este ano vai a dois desfiles,um pela escola (dia 20)e vai ao desfile "dos grandes",representar a classe de hip hop.Além disso já me pediu um fato de espanhola,não sei quando o irá vestir,mas pretendo comprá-lo este final de semana,pois o do ano passado já não lhe serve.

Quanto ao meu carequinha,o ano passado comprei-lhe um fato de urso,que só o utilizou aqui na zona,uma vez que nem foi ao desfile(eu estava a trabalhar e ele ficou a dormir a sesta em casa com a minha mãe),já o experimentei e está óptimo,como o tempo é de crise ,não lhe vou comprar outro.Espero estar de folga nesse dia e ir com ele brincar ao Carnaval e ver a mana.

O meu príncipe,ontem dormiu grande parte da tarde(isto depois duma noite horrível,onde só me pedia o Ruca).Á noite,adormeceu,com o pai á hora normal e hoje ás 7:00 já estava a chamar por mim e a pedir"keike"(leite),foi para a minha cama ver o panda(adora ) e quando lhe disse para irmos á Carla,respondeu que não.Meteu-me muita pena,mas como vou ter consulta de orl,daqui a pouco,teve que ir.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Para mais tarde recordar

Conversas ao fim do dia.

Na banheira,enquanto os dois tomavam banho:
-Então ,Patrícia, a escola correu bem?
-Sim
-O que aprendeste hoje?
-Os objectivos, o aumentativos e o diminutivos.
-Objectivos?????Não sei o que e'!!!
-Objectivos são por exemplo (dizia entusiasmada ,enquanto se limpava):"O Paulo é gordo",gordo é o objectivo,percebes mãe???


Depois do banho,enquanto esperávamos que a minha mãe,fizesse o jantar:
-Avó,o Fonso qué papa!!!!
-Tens fome querido?
-Tim!!!!

Onde será que este rapaz põe tanta comida,só pede papa,papa...

Hora da sesta

A sestinha da tarde tem os seus rituais.

Lavar os dentes,mudar de roupa,tarefas que demoram imenso tempo.Depois,normalmente digo:
-Vamos dormir?
-Não!!!!
-Vá lá,tem de ser.Depois a mamã faz uma papinha muito boa e vamos brincar,está bem?
-Tabem.

Baixo um pouco a persiana,deitamos-nos na caminha dele.Ao fim de poucos segundos...
-Úsica,mamã
Desde muito pequeno que o meu Afonso adora dormir com música,não sei se foi por ter estado 15 dias na neo natologia e haver música 24 horas por dia,ou por eu também adorar adormecer ao som da música.
Levanto-me,ligo a pequena aparelhagem que tem em cima do móvel e volto a aninhar-me a seu lado.
-Obigado,mamã
-De nada,amor.Vá dorme.
Entretanto arrota
-Liçenca,mãe
-Bom proveito,filho.

Faz-se silencio.

Começa a cantar as partes das músicas que conhece.Começa a rir á gargalhada.

-Então,vamos a dormir,senão apago a música!!
-A pum[leia-se peido.De cada vez que dá um,é uma festa],mãe.

Mais gargalhada

Volto a por-me a pé,baixo mais a persiana e a música.Volto a deitar-me.

Começa a mexida nas orelhas.

O.k,penso eu,não tarda está a dormir.

Depois de muita "esfrega",lá adormece o Guerreiro.

Volto a levantar-me,está na hora de dar um jeito á casa.

O meu afilhado está zangado comingo!!

Ontem fui buscar o meu afilhado, Simão ,á creche.Ele estava com os outros meninos, sentadinho a comer pão.Enquanto esperava,comecei a conversar com uma srª que tinha ido buscar a filha e que também esperava pela menina.A pequena tem pela atópica e tinha a carinha toda em ferida.

Quando vou buscar o puts,ele gosta de me mostrar os brinquedos,os trabalhos que fez,a sua escola.As atenções,são todas para ele,levamos imenso tempo a sair da creche.Ontem,demorei imenso tempo na conversa e confesso não dei lhe a atenção habitual.Resultado,ficou zangado.Não falou comigo,não queria o casaco nem o gorro,não queria nada,nem ir comigo.Fez uma birra,meteu-se num cantinho,junto ao bengaleiro e apesar dos meus esforços,estava decidido a não sair comigo.Depois duma longa espera e muita conversa,sai a correr do cantinho e começou a correr em direcção á saída.

Por mais que o chamasse,não ligava.Pedi-lhe a mão,para atravessar a rua e nada,mandou-se para o chão,como em forma de protesto.Optei por levá-lo ao colo até casa.Quando chegamos não quis tirar o casaco,yocco,nada...continuava zangado.
Acabou por ser o tio a dar-lhe banho,vesti-lo,não queria nada comigo.

Mais tarde,apesar de fazer queixas de mim aos pais e dizer que estava zangado,lá fez um belo desenho para me oferecer.


Toma lá para não estares á conversa,em vez de dares atenção a quem merece!!!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Estou como o tempo

Depois de vir das maravilhosas férias(mais tarde escrevo sobre elas,quando tiver as fotos para postar),fiz a tão esperada operação ao nariz.

Há uns anos perdi o olfacto.Comecei a andar em médicos particulares,que erradamente me informaram que nada havia a fazer.Há coisa dum ano,comecei a ser seguida no hospital público.Fiz um tac e...rinite e sinusite crónica,um fundo alérgico(que a princesa também têm,infelizmente),pulipedos e desvio do septo nasal,pouca coisa não é?

A médica disse que eu tinha que ser operada e ao fim dum ano,lá fui.

No dia da operação (dia 4)só pude comer até ao meio dia,apesar que só fui operada ás 21:00.

As coisas correram bem .Quando acordei da operação,foi horrível,apesar de estar avisada que iria ter o nariz tapado,tive muita dificuldade em respirar só pela boca.E a sede??Meu Deus!!!

Tive essa noite toda á sede,só bebi água no outro dia de manhã.

Felizmente só lá fiquei uma noite.Na sexta-feira ,voltei ao hospital e a médica retirou-me os tampões(eram maiores que um dedo indicador).Estou a fazer antibiótico e um gel para o nariz,não posso pegar em pesos,nem comer/beber coisas quentes.
Volto lá quinta feira.Quanto ao olfacto ...ainda nada,mas a médica também não me certezas,resta-me a fé de poder voltar a cheirar as pessoas que gosto(adorava o cheiro de algumas pessoas)

Tenho algumas dores,mas o pior é não puder brincar á vontade com o meu pestinha,pois estou sempre com medo que o Afonso me dê algum toque no nariz.

Estou de baixa,mas o Afonso foi para a ama.Estive o dia todo sozinha e aborrecida,como o tempo.
Mais logo,vou á Decathlon,comprar a roupa para o "desfile" de hip hop,dia 24.Entretanto e como faltou a três aulas de dança,agora é vê-la treinar arduamente.Sábado levou o dia
na igreja(catequese,escuteiros e missa),Domingo...hip hop!!!

E ainda só têm 8 anos!!!

domingo, 8 de fevereiro de 2009

As notas da Princesa

Área de projecto:
Organização e concretização do trabalho:Muito bom
Capacidade de iniciativa:Muito bom
Partilha de conhecimentos:Muito bom


Estudo acompanhado:
Autonomia no trabalho escolar:Muito bom
Cuidado com os materiais:Muito bom
Realiza os trabalhos pedidos fora da sala de aula:Sim

Formação cívica:
Possui regras de convivência:sim
Sentido de responsabilidade:Muito bom
Cooperação/entreajuda:Muito bom

Síntese descritiva das áreas curriculares disciplinares(Língua portuguesa,Estudo do meio,Matemática,Expressões artísticas e Físico motoras):
A Patrícia atingiu as competências previstas para o 1º período em todas as áreas curriculares disciplinares.
Continua muito interessada,responsável e trabalhadora.


Apreciação Global:
A Patrícia continua a ser uma criança muito responsável ,trabalhadora e interessada


Entretanto já recebeu o famoso Magalhães.E engraçado o pequeno Magalhães,claro que senão fosse a ajuda dos amigos ainda não o tínhamos ligado a net,continuamos os mesmos troles nestas modernices.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Actualizações(post muito atrasado)

Apesar do atraso não podia deixar passar em branco,esta altura que tanto gosto e que tão boa foi.

O nosso final de ano,foi muito bom.Dançamos ,cantamos,comemos e bebemos até perto das 7 da manhã.Quanto aos pinarretas,claro que adormeceram bem mais cedo.O Afonso,aguentou até á meia noite,mas já "podre" de sono e farto de dizer:"Anda,mamã,cama",ao mesmo tempo que me puxava pela mão em direcção ao quarto.
O Simão e o Patrick,brincaram até á exaustão.
A princesa,bateu o record e deitou-se ás 6:00(o ano passado foi para a cama ás 4:00).Está uma mulherzinha.
Depois da festa lá acampamos como possível e todos dormitaram algumas/poucas horas.
No dia 1 ,tal como é hábito fomos almoçar a casa do tio O.
E assim se passou mais uma passagem de ano!!

Entrei 2009 cheia de esperança e fé.Pensei ter deixado um problema resolvido,mas ...ainda continuo á espera ...

Entretanto o mês de Janeiro,foi passando lentamente.O meu estado de espírito,não era o melhor,de tal forma que nunca mais cá vim(como se isso resolvesse alguma coisa).Não quero transformar o blog dos meus filhotes em muro de lamentações.

Mas Janeiro também teve coisas BOAS,fomos a França (GRAÇAS A UNS AMIGOS ESPECIAIS) e foi MARAVILHOSO.
Depois volto para contar e ver se é desta que consigo actualizar as fotos!!!
Beijocas a todas que gostam de nós