Ontem foi dia de reunião.Ao fim da tarde,a princesa juntou-se ás amiguinhas e mataram saudades.Enquanto isso,tentei entrar no ginásio onde decorria a reunião(para variar cheguei atrasada).Ao fim de poucos minutos sai,o ar era irespirável,optei por esperar cá fora e aproveitei para brincar com os miúdos.
Passado imenso tempo,cada professor foi para as respectivas salas acompanhados pelos pais.Cruzei-me com a professor e comprimentei-a dando-lhe dois beijinhos,tal como é hábito.
-"Não se pode dar beijos,por causa da gripe das febras,já se esqueceram"-Disse a mãe dum coleguinha da Patrícia.
-"Por isso não te beijei"-respondi, já irritada com ela
Entramos na sala e sentei-me sozinha do lado oposto a essa mãe(por incrível que pareça,minha amiga).Normalmente sento-me a seu lado.
-"Ficaste muito longe,Ana!"
-"É por causa da gripe das febras,não te quero contaminar"
Confesso que não estava lá muito disposta.Tenho dormido uma média de 3 ou 4 horas(no máximo)por noite,trabalhar que nem escrava ,ir ao curso mais 4 horas,tratar da casa e filhos...apanhar uma ganda seca á espera que a coordenadora "pregasse aos peixes"e depois levo com isto.
A reunião corria normalmente,listas intermináveis de materiais caríssimos para comprar,folhas para assinar,blá blá bla´....blá blá blá.Até que chega o tema do ano-GRIPE H1N1!!!
O plano de contingência da escola consiste,entre outras coisas em:
- Acabar com a partilha de brinquedos e material escolar(ninguém pode levar livros ,bonecas ou outros objectos para a escola,se algum aluno se esquecer do material,não pode pedir ao colega)
- Criação duma sala de isolamento
- As crianças que apresentem qualquer sintoma isolado de gripe(tosse,febre...),não podem estar na escola.Os pais são chamados e tem que ir buscar os filhos,que entretanto já se encontram na sala de isolamento.
- Todos os alunos devem levar um frasco de álcool-gel
- blá blá blá blá
Começou a discussão(como podem isolar uma criança apenas com tosse? Uma vez que o álcool normal ,faz o mesmo efeito e como é muito mais barato(o gel custa 7€),o porquê de pedirem aquele?Porque é que o estado não suporta essa despesa?blá ?blá?blá?
Eu a ver as horas a passarem,o "meu excel "á minha espera e eu com vontade de ir aprender e honestamente,já não tenho paciência para tantas explicações,ás quais sei as respostas.
Quando achei conveniente,entrevi:"Estou bem dentro destas medidas,do que consiste a gripe e das medidas a tomar.Honestamente acho que isto é um exagero,respeito as várias opiniões.Segundo a pediatra dos meus filhos,isto é apenas mais uma gripe.Aceito e irei cumprir tudo o que me for pedido,se algum dia a Patrícia tiver algum sintoma,telefone-me que venho logo.Possivelmente,a Patrícia irá faltar uma semana por mês,acabando por chumbar.Pois como a professora sabe,a Patrícia faz imensas amigdalites"
Meu Deus,iam-me matando!!!Principalmente,a minha dita amiga,tenho cá uma sorte com as amizades que só visto.
Gerou-se uma pequena discussão,não me calei,o meu mau feitio não o permitiu.Já farta de tanto blá,blá,bla´ e de ouvir coisas do género:"Imagina que todos os padeiros do nosso país apanham gripe,deixa de haver pão e depois?"
-"Emagrecemos"responde uma mãe
Pedi á professora e saí
Quando me ia a despedir,a C. diz:"amanhã o K.faz anos,estou á vossa espera"(já tínhamos sido convidados)
-"Possivelmente não vamos,estou um pouco constipada e nunca se sabe,não quero espalhar a gripe lá na tua casa"-respondi eu
Saí danada enquanto os outros pais ficaram a rir.
Pode ser falta de paciência,reconheço que não ando com muita,mas valha-me Deus,tenho os cuidados necessários mas não mudei os meus hábitos ,sempre tive cuidado com a lavagem das mãos e sempre tivemos bons hábitos de higiene.
Gosto muito desta amiga,mas honestamente acho que talvez por trabalhar em saúde está a ficar "apanhada" com isto da gripe.Ela e grande parte dos Portugueses.Acho que daqui a nada não vivemos,vegetamos.Não se pode fazer isto,por causa da gripe...não se pode fazer aquilo....isto é perigoso...ir ali é arriscado....tenham dó!!!!
O Afonso continua a chorar para ficar na escola,há dias que é uma verdadeira tragédia.
Quanto á princesa já melhorou da barriguita,não sei o que seria,agora queixa-se constantemente das costas.Tenho que ir tratar da natação,mas o tempo voa.